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História


História da Cidade

 A fundação Oficial de Cahen

    Corria o ano de 1911, quando o desejo de explorar e colonizar os sertões da Bahia se apossou dos homens de poder. Era grande o anseio de incrementar os meios de transportes, com o objetivo de beneficiar, não somente as populações rurais, mas também os habitantes do litoral, consumidores obrigatórios dos produtores sadios do sertão.
    Foi então que um ano antes (1910), por ato do Dr. Francisco de Sá, então Ministro da Viação Indústria e Obras Publicas, foi sancionada a lei que criava um novo Ramal ferroviário (o ramal de Bonfim), prolongando para aquelas paragens a atual  Viação  Férrea Federal Leste Brasileiro, pois, aquela época, a mesma tinha o seu ponto terminal na cidade de Juazeiro, constituindo o ultimo ramal, portanto.
    Foi contratado, para as construções de obras d’arte da nova estrada, o engenheiro francês Henry De Brutelles que antes empreendera várias viagens pela região, fazendo as explorações necessárias para o serviço de locação da referida obra, do trecho que vai de Pindobaçú até o locval denominado Ladeira Grande. Verificou-se, a esse tempo, o deslocamento em massa, para Cahen e suas medições, de operários diversos que vinham a procura de suas imediações, de operários diversos que vinham a procura de lugares nos serviços de construção da via férrea. Com a chegada destes operários foram surgindo cabanas em toda a extensão marginal da estrada e o movimentoo tornou-se ativo e constante. Estava Cahen no limiar de sua fundação propriamente dita, efetuada no ano de 1918, quando era realidade a execução definitiva dos trabalhos ferroviários, e grande a onda de famílias operarias, aglomerando-se nas imediações do então Sitio de Papagaio.
    Evidentemente, os trabalhos da estrada de ferro que o dinâmico engenheiro francês iniciava, estavam fadados a consolidar, em definitivo, o surgimento de uma gléba que se constituiria no futuro, em mais um núcleo populacional promissor.
A dita estrada, como meio de comunicação e transporte, teve logo de inicio, o grande mérito de fazer o escoamento mais rápido e abundante, das mercadorias provindas da capital do Estado, e das quais as populações da região muitos ressentiam. Bem como, a transação incessante de passageiros que iam e vinham a tratar dos seus negócios, mormente os comerciais, o que motivava e a aumentava, ao mesmo tempo, as atividades iniciais do comercio de minha terra.
     Caén ficava deste modo, ligada ao trecho ferroviário das “Grotas, como é denominado, ou alto sertão; conseqüentemente, o trecho Bonfim-Barra de Mundo Novo, da Leste Brasileiro, como já vimos.
     A construção da estrada de ferro na região,constitui-se no marco principal da fundação oficial Caén.