• Image 01
  • Image 02
  • Image 03
  • Image 04
  • Image 05
  • Image 06

Hipertensão é tema de atividade desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Caém.

A Secretaria Municipal de Saúde através das Unidades Básicas de Saúde Nency Novaes, Agnaldo Xavier de Oliveira, NASF e Academia da Saúde tem a honra de convidar a comunidade em geral e em especial hipertensos e diabéticos para evento em alusão ao Dia Municipal de Prevenção e Combate a Hipertensão e Diabetes. A programação contou com práticas de yoga com Rei, apresentações teatrais da Academia da Saúde e dos profissionais da saúde, dança e apresentação de profissionais sobre os temas. serviços disponíveis durante o evento
O evento foi realizado na última quarta-feira dia (02) no Clube Atlético Caenense e contou com a participação do prefeito Gilberto Matos, secretária de saúde Sandra Castro, vereador Toinho Araponga e profissionais das Unidades Básicas da sede. Esta atividade teve como objetivo compartilhar informações sobre promoção da qualidade de vida entre pacientes que são atendidos no programa de Hiperdia (hipertensão e Diabetes) nas unidades básicas já citadas, formalizar o acompanhamento destes que representam um grande número no município e assim diminuir os riscos de complicações por falta de informações.
O prefeito Gilberto Matos partilhou com todos e todas a renovação do contrato de profissionais da saúde e a chegada de uma nova médica para o município. Na parabenizou a organização do evento e destacou a importância da participação e adesão da população as práticas e iniciativas de promoção e prevenção da saúde.
Um dos mediadores, o médico Arthur Miranda fez um breve histórico das doenças no Brasil e falou de forma mais atenciosa sobre a hipertensão e diabetes quais principais causas, meios diagnósticos e tratamentos numa conversa aberta em que fez uso de linguagem que simples para melhor compreensão dos e das participantes. Rei promovendo vivência de relaxamento
A enfermeira Cristiane Oliveira destacou a importância de refletir sobre essas doenças principalmente para disseminar a informação por ainda existir a crença de que tanto diabetes quanto hipertensão serem doenças que são mais comuns em pessoas mais velhas, o que é mito uma vez que têm crescido o número de jovens e crianças com hipertensão e diabetes.
O NASF também contribuiu com a programação da atividade. O nutricionista Adilson Aguiar chamou atenção quanto ao consumo de sódio, e a importância de manter uma alimentação diversa, diminuindo o consumo de comida industrializada e priorizando alimentos “vivos” e saudáveis. A Fisioterapeuta Jainara deu dicas simples de ações que ajudam a evitar a sobrecarga de estresse corporal. Ações simples que fazem diferença na construção de uma vida mais leve e com qualidade. O evento foi encerrado com lanche saudável distribuído a todos e todas presentes.

Prefeitura de Caém Juntos Faremos Mais

ASCOM