• Image 01
  • Image 02
  • Image 03
  • Image 04
  • Image 05
  • Image 06

CAÉM: CRAS de Caém realizou atividades atividades em alusão ao 18 de maio nesta quinta feira.

A prefeitura de Caém através da Secretaria de Assistência Social por meio do CRAS realizou nesta quinta-feira, dia 24, caminhada alusiva à campanha “Faça Bonito” que chama atenção para a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que ganhou o dia 18 de maio como data simbólica. A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

 

O evento contou ainda com a participação das equipes do Cras e do Conselho tutelar, vereador John, polícia militar e toda rede setorial, além das escolas locais. A programação iniciou por volta das 14h, com concentração na Praça e, em seguida, os participantes seguiram em caminhada pelas ruas do distrito do Gonçalo. Após a caminhada houve apresentação da peça teatral “Me escute” - contra abuso sexual infantil promovida pelo grupo de teatro Sarau das Seis que encerrou a atividade.

 

A culminância do projeto foi realizada no Clube Atlético Caenense na sede do município com palestra mediada pela assistente social e consultora da secretaria municipal de assistência social Tereza Martins, além de mesa composta pelas autoridades que contou com falas da primeira dama Suze Matos, Vice Prefeito Ozíris Ferreira, Secretária de Assistência Social Rita de Cascia e o vereador Toinho Araponga. As falas foram todas no sentido de convocar a sociedade como todo a dar mais atenção a situação de vulnerabilidade e que vivem as crianças e como é de suma importância observar os sinais não verbais que a criança e adolescentes enviam quando estão sofrendo algum tipo de abuso ou violência.

 

A coordenadora do CRAS Alexsandra Reis contou que “a comunidade atendeu ao chamado para participar desta campanha, que com certeza saíram com olhos e mentes abertos na defesa e luta para que nenhuma criança  e adolescente do nosso município seja vitimada. Foi lindo ver a caminhada no distrito de Gonçalo e o fechamento com chave de ouro da palestra e a encenação do teatro. Só me resta agradecer a prefeitura municipal a gestão da secretaria Municipal de Assistência Social e a toda equipe do CRAS  pelo brilhantismo neste evento e a todos os envolvidos nesta campanha".

 

O grupo de teatro Sarau das Seis apresentou a peça “Me escute” - contra abuso sexual infantil que causou comoção no público e chamou a atenção para a violência que acontece dentro e casa e é promovida por pessoas próximas à criança. O convite é agir de modo que esse ciclo se rompa e que o direito a uma vida sem violência seja alcançado por todos e todas as crianças e adolescentes. Junte-se a essa causa em defesa das crianças e adolescentes, FAÇA BONITO.

 

Denunciando por telefone

 

Disk 100 de qualquer telefone no território nacional. Denúncias de violação de direitos de crianças ou adolescentes, especialmente em casos de abuso ou exploração sexual. A denúncia é anônima e o serviço gratuito.

O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas.

 

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

 

ASCOM