• Image 01
  • Image 02
  • Image 03
  • Image 04
  • Image 05
  • Image 06

Secretaria de Assistência Social realiza 1ª Jornada Social de Caém.

A Prefeitura de Caém, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nos dias 29 e 30 de maio, a I Jornada Social - "O SUAS que temos. O SUAS que queremos". Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. A assistência social é parte do Sistema de Seguridade Social, apresentado pela Constituição Federal de 1988.

 

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e contou com a participação do professor Dr Floriano Barbosa (UFBA) que mediou a palestra de tema “Aprendendo a lidar com pessoas”, no Clube Atlético Caenense e teve como público-alvo equipes técnicas de todos os programas, projetos, serviços e benefícios da secretaria, e os representantes das secretarias do município.

 

O segundo dia de evento foi realizado na sede do CRAS e teve na programação as seguintes oficinas: Programa Bolsa Família mediada por Aylton Ribeiro, Proteção Social Básica mediada por Lourdenildes Assis, Controle Social, Conselhos e Conselho Tutelar mediada por Tereza Martins.


“Parabenizo a secretária pois é uma responsabilidade muito grande para nós enquanto política de assistência. Esse momento das oficinas é hilário e na verdade nós trouxemos formação e dentro dessa formação nós estamos traçando um método de trabalho com os usuários de vulnerabilidade social. Caém está de parabéns no sentido de formar profissionais e ressalto a delicadeza em sensibilizar no tocante a garantias de direitos”, conta Lourdenildes Assis que é Assistente Social e facilitadora de quadros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em diversos municípios.

 

O evento contou com a participação do Prefeito Municipal Gilberto Matos, primeira dama Suze Matos, Vice Prefeito e Secretário de Agricultura Osíris Ferreira, Secretária de Assistência Social Rita de Cascia, Secretária de Saúde Sandra Castro, Secretária de Educação Lucinéia Carvalho e equipe, NASF, Vereador Toinho Araponga .

 

A Secretária de Assistência Social, Rita de Cascia contou que “a I Jornada Social de Caém representa um marco desta Gestão que sempre se preocupou com o Social e apesar das dificuldades, não poupou esforços em promover um espaço de discussão e qualificação profissional onde saber lidar com pessoas é fundamental para garantir a qualidade na oferta dos serviços com atendimento mais humanizado, garantindo assim a dignidade humana. É muito gratificante como pessoa e como profissional poder contribuir no processo de transformação social e valorização das pessoas”.

 

A gestão municipal busca a partir da I Jornada Social efetivar mais uma ação afim de  investir na qualificação profissional e aperfeiçoamento da equipe para o fortalecimento dos serviços socioassistenciais, objetivando a melhoria da qualidade de vida dos e das usuárias dessas políticas.

 

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

 

ASCOM