• Image 01
  • Image 02
  • Image 03
  • Image 04
  • Image 05
  • Image 06

Primeiro dia de atividades a caminho da Conferência de Abertura do Plano de Saneamento Básico de Caém.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Caém, Fundação Nacional de Saúde - FUNASA e o Instituto Federal da Bahia - IFBA. Nesta terça-feira (07) e quarta-feira (08), está sendo realizado o processo de mobilização e sistematização das informações do município. Foi dada a largada no para construção da Conferência de abertura que será realizada nesta quinta-feira (09), no Clube Atlético Caenense, às 9h da manhã. O evento será aberto a toda comunidade e é de suma importância que todos e todas compareçam para que possamos construir um Plano Municipal participativo, inclusivo e horizontal.

Esse evento marca o início de uma ação que mudará a história do município com a garantia de acesso a saneamento básico de forma gratuita e participativa. A implantação do plano garantirá entre outras coisas, melhoria significativa na saúde, melhoria da auto estima das pessoas, maior respeito e cuidado ao meio ambiente.  

O PMSB contempla os quatro eixos do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem pluvial. Além disso, como instrumento de planejamento, ele apresenta as soluções técnicas, sociais participativas, no intuito de organizar a prestação, tarifação e a cobertura desses serviços, segundo a Lei Nº 11.445/2007, que institui a Política Nacional de Saneamento Básico.

Para contribuir com esse momento se fizeram presentes a engenheira da FUNASA Daniela Nascimento da Silva, a engenheira Danileile Castro do Nascimento e a socióloga Lucenildes de Jesus Santos que são colaboradoras do Programa IFBA Saneando Bahia - PISA. O evento contou também com a participação de cerca de 25 pessoas ao geral, composta pela sociedade civil, secretários e secretárias do município, o vice prefeito Osíris Ferreira, Gilmar Santos chefe de Gabinete, funcionários de outras áreas do serviço público municipal, estiveram presentes.

 

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

 

ASCOM