• Image 01
  • Image 02
  • Image 03
  • Image 04
  • Image 05
  • Image 06

CAÉM: Secretária de Saúde promove atendimentos laboratoriais e ultrassonográficos nos povoados de Piabas e Gonçalo.

A prefeitura de Caém através da Secretaria de Saúde vem realizando deslocamento das equipes até as unidades de saúde dos povoados de Piabas e Gonçalo. Essa medida é fruto de uma demanda apresentada pelas comunidades mas também pelos profissionais de saúde que atuam nas UBSs. Os serviços oferecidos vão de exames de ultrassonografia, coleta de Exames laboratoriais aos atendimentos fisioterapêutico e psiquiátricos nas comunidades descritas.

 

Mensalmente cerca de 80 exames de ultrassonografia e coleta de Exames laboratoriais são realizados o que demonstra a dedicação das equipes em oferecer saúde pública acessível de modo que alcance o maior número de pessoas no município. Além de levar as equipes até as comunidades essa ação também desafoga a sede e o Hospital Otto Alencar que passa a receber apenas outros casos.

 

Outra ação que também tem surtido efeitos positivos tem sido o atendimento e acompanhamento da Equipe do NASF que continua realizando atendimentos individuais, coletivos, visitas domiciliares, construção conjunta de projetos terapêuticos, ações de educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde, discussão do processo de trabalho das equipes na sede do município e nos povoados de Gonçalo e Piabas.

 

Segundo Laíne Rodrigues Barbosa, Coordenadora municipal da Saúde básica, os principais desafios nessa ação mensal de levar as equipes para as comunidades é “contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando  no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde”, contou Laíne Rodrigues.

 

A gestão Juntos Faremos Mais tem construído ações de promoção e a garantia do direito básico à saúde pública e de qualidade para todo município com políticas públicas variadas e inclusivas buscando parcerias e programas que dialoguem com a demanda apresentadas nas UBSs.

 

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

 

ASCOM