• Image 01
  • Image 02
  • Image 03
  • Image 04
  • Image 05
  • Image 06

Cam: Secretaria de Educao realiza Jornada Pedaggica 2019 em grande estilo.

A Jornada Pedagógica 2019 da rede municipal de ensino de Caém, realizada pela Secretaria de Educação em parceria com a Prefeitura Municipal é um espaço de formação continuada para todas e todos profissionais que atuam na educação da Rede Pública Municipal. O evento aconteceu durante a tarde desta sexta-feira (01) e terá continuidade nos dias 4 a 6 de Fevereiro, na Escola Municipal Otávio Mangabeira na sede do município e contou com a dupla Léo e Dodô, ambos do distrito do Gonçalo.

O tema central desta edição é “Currículo Municipal de Caém: Caminho para aprendizagem significativa”, a partir do qual trouxe a atenção sobre a importância da autonomia e do poder de decisão quanto aos rumos e necessidades da educação municipal, podendo por exemplo, incluir a pauta cigana no currículo partindo de uma necessidade local na construção de maior visibilidade à cultura e existência deste grupo social ainda tão marginalizado. A jornada pedagógica é este espaço pensado para promover debates sobre temáticas de relevância para a educação no enfrentamento dos desafios do cotidiano escolar municipal.

O secretário Edivan Reis deu as boas vindas a todos e todas e em seguida convocando a mesa de abertura que contou com os vereadores Toinho Araponga, Pablo Piauhy, Jane Andrade, prefeito Gilberto Matos, vice  prefeito Osíris Ferreira, secretária de educação Lucinéia Carvalho, o coordenador pedagógico Sidney Pereira, o diretor Antônio Cézar Freitas Souza. Também estiveram no evento a primeira dama Suze Matos, a secretária de Assistência Social Rita de Cascia, secretária de Saúde Sandra Castro.

Na mesa de abertura, o prefeito Gilberto Matos afirmou seu compromisso com a educação e prestou esclarecimentos sobre algumas ações e obras que constam no planejamento municipal relevantes a educação. Na oportunidade, convidou todos e todas presentes para a inauguração da Escola Domingos Pereira na comunidade Quilombola de Várzea Queimadas, no sábado (02). A entrega dessa escola a comunidade marca não só o compromisso da gestão com a educação, mas também a reformulação dos espaços para melhor receber o corpo estudantil proporcionando um espaço totalmente reformado e dentro das exigências do MEC.

Na programação do primeiro dia as e os participantes contaram com uma palestra motivacional com Joval Lacerda, que trouxe uma metodologia muito participativa que envolveu os e as participantes durante toda a palestra. Em seguida, palestra com o Doutor João Rocha, pedagogo, especialista em ensino superior, mestre e educação, atualmente, professor e diretor na Universidade do Estado da Bahia campus de Jacobina. O Dr João Rocha trouxe uma provocação sobre a necessidade de atualizar as metodologias de ensino a fim de acompanhar as novas formas de aprendizagem existentes nas relações e interações da atualidade. Para finalizar as atividades do primeiro dia, a programação ficou por conta do cantor Rafael Barbosa, da cidade de Jacobina que animou os e as participantes.

Na segunda-feira, dia 05, durante todo o dia,  serão realizadas nove (09) oficinas temáticas. As atividades acontecerão na Escola Municipal Padre Alfredo Haasler. As oficinas são as seguintes:

 

• Educação Infantil

• Ensino Fundamental I (1° ao 2° ano)

• Ensino Fundamental I (3° ao 5° ano)

• Língua Portuguesa (6° ao 9° ano)

• Matemática (6° ao 9° ano)

• Ciências e Ed. Física (6° ao 9° ano)

• Geografia e História (6ª ao 9ª ano)

• Artes, Religião e Inglês (6ª ao 9ª ano)

• Funcionários da educação

• Merendeiras

• Coordenadores e Gestores

 

Nos dias 3 e 4 as atividades serão realizadas nas unidades escolares de cada distrito e da sede.

A educadora da Escola Teodoro Luciano da Silva, Sandra Santos parabenizou a realização deste primeiro dia de atividades, “sobre hoje, foi muito interessante, pois iniciou com uma palestra motivacional e isso foi muito bom pois nos motivou e deu garra para começarmos o ano letivo e nos proporcionou um momento de alegria e descontração tão necessários. A outra palestra sobre o currículo municipal também foi muito importante para dar mais segurança na hora de planejarmos nossas ações”, finalizou a educadora.

O evento foi pensado de modo a promover bem estar aos presentes, com decoração acolhedora que trouxe um clima de paz e tranquilidade. A jornada continua, buscando promover formação continuada e espaços horizontais de reflexão e partilhas.

 

Prefeitura de Caém Juntos Fazemos Mais

ASCOM