• Image 01
  • Image 02
  • Image 03
  • Image 04
  • Image 05
  • Image 06

Escola Municipal Domingos Pereira dos Santos e o projeto horta na escola

O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Neste sentido, a Escola Domingo Pereira dos Santos na comunidade Quilombola de Várzea Queimadas, ao montar uma horta na escola, permitirá que educadores e educadoras de todas as áreas tenham um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas com as turmas.

Esta iniciativa também possibilita a prática do saber e do fazer coletivo, da cooperação. Assim, a horta de orgânicos se torna um campo vasto de aprendizagem comunitária e um laboratório de boas experiências e vivências para a comunidade escolar. O apoio voluntário das crianças também é fundamental para que o projeto se mantenha e se fortaleça.

Trazer a horta coletiva para o ambiente escolar, fortalece a relação da escola e comunidade e abre tempo e espaço para a reflexão conjunta e o desenvolvimento do cultivo da horta de produtos orgânicos, cuja produção pode ser destinada para o consumo de todos e todas.

A coordenadora pedagógica, Aitan Almeida durante a Jornada interna escolar, planejava juntamente com os educadores e educadoras da Escola, os projetos que deveriam ser desenvolvidos durante o ano letivo de 2019. A partir das discussões a ideia do projeto Horta Escolar surgiu da indagação de toda equipe. O educador, Ronivaldo Oliveira, em sua fala contou “quando vi o pé de Umbuzeiro sendo arrancado por conta da reforma, pensei em plantar algo que viesse agregar aos alunos e a toda equipe. Com isso, penso em construirmos uma horta que servirá como aprendizado educacional, gerar mudanças alimentares e poderá ser utilizado na merenda dos próprios alunos”.

A coordenadora Aitan Almeida mencionou que “pensar em aprendizagem significativa vai além da sala de aula, pois a teoria e a prática, o emotivo e o intelectual, estão entrelaçadas, ou seja, completos em cada coisa que fazem. Assim, o Projeto tem como intuito permitir que os alunos adquiram novos valores, conhecimentos, atitudes, habilidades e se orientem quanto ao estilo de vida e hábitos mais saudáveis, necessários para o ser humano”, finalizou.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM