• Image 01
  • Image 02
  • Image 03
  • Image 04
  • Image 05
  • Image 06

Secretaria Municipal de Educao (SME) promove formao continuada nas Escolas Quilombolas em Cam.

A Secretaria Municipal de Educação, tem promovido à formação continuada dos educadores (as) da rede, avançando na proposta de elaboração do Currículo Municipal. O primeiro módulo do curso aconteceu na Comunidade de Várzea Queimada, na última quarta-feira (18), na Escola Domingos Pereira.

A atividade contemplou as Comunidades Quilombolas de Várzea Queimada, Bom Jardim com a Escola Alferes Quintino e adjacências. O primeiro encontro de formação foi mediado pela educadora Marlúcia Ribeiro, mestra em Educação e Práticas Interdisciplinares pela Universidade de Pernambuco (UPE), discutindo o tema: Educação Contextualizada - “Conviver para Viver”.

A educadora e atual diretora da unidade escolar de Várzea Queimadas, Luiza Ferreira Leão, contou sobre a experiência relativa a Educação Contextualizada que viveu em 2017, onde na oportunidade conheceu uma Escola Quilombola no município de Várzea do Poço, “estamos avançando, mais um passo importante, ampliando conhecimentos que nos permitirão a elaboração de uma proposta pedagógica que atenda aos anseios das nossas comunidades Quilombolas”, contou.

A escola inicia práticas pedagógicas no contexto da Educação Quilombola, com orientações da SME, a partir das formações para implementação da BNCC de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, objetivando romper com práticas pontuais, realizadas em datas “comemorativas”, que não atendem as necessidades cotidianas das comunidades.

O educador Ronivaldo Alves de Oliveira ao compartilhar algumas ações, destacou a importância de integrar escola e comunidade na construção do conhecimento e também de fortalecimento comunitário, pautado na valorização, “hoje, já  conseguimos desenvolver na escola atividades em parceria com a comunidade, a exemplo, do Projeto em Rede que possibilitou a troca de experiências da Associação de Produtores Local, com nossos estudantes, que puderam conhecer melhor sua comunidade, modo de produção, ampliando o sentimento de pertença e valorização do seu lugar”, disse.

 

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM