Publicado em: 27/01/2022
O grande número de casos de gripe registrados no Brasil também é realidade em Caém e isso levou a Prefeitura a transformar o local ao lado da Secretaria Municipal de Saúde em um gripário, onde acontecerão os primeiros atendimentos a pacientes acometidos por algum sintoma respiratório.
O Gripário Municipal foi entregue oficialmente nesta segunda-feira (25), com as presenças do prefeito Arnaldo Oliveira e a equipe que ficará responsável pelo equipamento.
De acordo a diretora em Vigilância em Saúde, Glaucia Sá Brandao Freitas Gomes, a implantação da unidade de reforço se deu por conta do crescente e número de casos de síndrome respiratória (SR) e síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no município. “No intuito de diminuir a contaminação cruzada de pacientes na recepção das unidades de saúde e no Hospital Municipal, surgiu a necessidade de ter um atendimento específico para essa demanda, separando então o paciente com quadro gripal de pessoas com outras patologias”, justificou Gláucia.
A equipe do Gripário é composta por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e um digitador. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
A pandemia causada pelo novo coronavírus tem levado hospitais do mundo todo ao limite da capacidade de atendimentos. No Brasil, a evolução da doença posiciona o país como segundo maior no mundo em números de casos confirmados, atrás apenas dos Estados Unidos. Por tanto, se faz necessário seguir as orientações sanitária, mantendo o distanciamento social, usando máscaras e tomando as vacinas disponíveis.