Prefeitura de Caém - BA
Siga-nos

ACS de Caém recebem tablets para atender a população


Publicado em: 24/02/2022

A prefeitura de Caém, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (23) a entrega de tablets, bolsas e materiais de expediente para os 29 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município.

O objetivo principal do uso dos tablets é informatizar o trabalho diário dos ACSs, otimizando o tempo das visitas domiciliares e, dessa forma, ganhar tempo e ampliar o número de visitações. Atualmente, esses profissionais efetuam o trabalho de forma manual, com preenchimento de fichas de papel. Após a visita os agentes ainda precisam digitar os dados em dois sistemas de informação. Com os tablets o retrabalho será evitado, pois somente será necessária a exportação dos dados de cada paciente visitado.

De acordo ao secretário Antônio Carlos, os tablets e as bolsas entregues fazem parte de um conjunto de ações de valorização que a administração tem desempenhado junto aos servidores. “A iniciativa é mais uma ação visando efetivar a política municipal de saúde preventiva e à melhoria das condições de trabalho dos agentes. Valorizar é melhorar a qualidade dos serviços que prestamos para os caenenses. Os equipamentos que acabamos de entregar é um compromisso da gestão com os agentes e demonstra a responsabilidade e respeito que temos com os servidores públicos”, disse o secretário, ressaltando a importância dos ACS para a população e para que o serviço de saúde chegue aos mais necessitados porque eles são o elo entre a atenção à saúde e a população, levando informações e promovendo qualidade de vida para a população.

“O agente comunitário de saúde é o porta-voz da população. No sistema de saúde, é este profissional quem faz o elo entre a Prefeitura e a comunidade. Além do mais, a execução do Programa Saúde da Família (PSF) só é possível através do agente comunitário", salientou Antônio Carlos.

O evento aconteceu na sala de reunião da Unidade Básica de Saúde (UBS) Necy Novaes e contou com as presenças do secretário de Saúde Antônio Carlos Oliveira, o vice-prefeito Silmar Matos, representando o prefeito Arnaldo Oliveira, o secretário de Planejamento e Administração Creso Júnior, do chefe de Gabinete Joilson Andrade e da coordenação da atenção Básica.