Publicado em: 18/04/2022
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caém se reuniu no último dia 6, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, para realizar a escolha da nova mesa diretora do órgão para o biênio 2022/2024.
Foram escolhidas por unanimidade a conselheira Abimair Lorya da Silva Alencar, como presidente, Miriam Sena Sampaio (vice-presidente) e Rosiura Jesus Santos (secretária). O tempo de mandato dos conselheiros é de dois anos, sendoque o presidente é eleito pelos próprios conselheiros.O Conselho Municipal, é um espaços compostos por representantes do poder executivo e da sociedade civil.
Durante o encontro, a assistente social, Aliana Botelho, destacou o Papel do Conselho e divulgou um dos vídeos educativos de uma serie, que será apresentada ao Conselho. “O CMDCA é um órgão colegiado, de caráter deliberativo, controlador da política da criança e do adolescente dentro do município. Ele tem como função deliberar, propor, refletir e debater qualquer questão sobre direitos humanos de Crianças e Adolescentes”, ressaltou Aliana, que o conselho é o órgão que delibera políticas públicas relativas as crianças e adolescentes, em conjunto com as áreas de saúde, meio ambiente, assistência social, educação, entre outras.
A secretária de Assistência Social de Caém, Kelciane Moura Gomes falou sobre a regularização do Fundo da criança e do adolescente e pediu aos conselheiros o apoio para a divulgação da campanha da doação do imposto de renda que irá contribuir para as ações do CMDCA. Kelciane lembrou que os Fundos têm como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, e que os recursos são aplicados exclusivamente na área de criança e adolescente com monitoramento dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, falou ainda da importância de iniciar um trabalho educativo em parceria com outras politicas publicas, ‘para garantir nos bairros da sede, nos distritos e povoados os direitos e a proteção de nossas crianças e adolescentes’.