Prefeitura de Caém - BA
Siga-nos

Professores da rede pública de Caém participam de Seminário Avaliativo


Publicado em: 02/06/2022

A Secretaria de Educação de Caém, através do Serviço de Coordenação Pedagógica, realizou o I Seminário Avaliativo em Rede. O evento que aconteceu nas instalações da Colégio Municipal Padre Alfredo Haasler contou com a participação dos profissionais das unidades escolares da sede do município e teve como tema: "Avaliar perpassa por um mergulho em si mesmo".

O principal objetivo da atividade, que aconteceu no último dia 31, foi discutir sobre as avaliações diagnósticas e as possíveis intervenções pedagógicas.

Conforme o secretário de Educação de Caém, Ronaldo Alves, a avaliação diagnóstica é um instrumento importante no processo de ensino e aprendizagem capaz de proporcionar uma visão a partir da leitura da realidade, orientando a reflexão e a ação pedagógica, um guia para os encaminhamentos adequados para a aprendizagem, já as intervenções pedagógicas são interferências feitas quando se percebe dificuldades no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno e seu objetivo é ajudar os estudantes a desenvolver suas competências e habilidades. “Foi um momento significativo para a qualidade da educação da rede municipal de ensino de Caém”, salientou o secretário.

Ronaldo destacou ainda que o Seminário Avaliativo faz parte do reordenamento da rede para o atendimento às novas demandas de ensino e aprendizagem neste momento pós pandemia, em consonância com o plano de recuperação da aprendizagem, os programas e projetos educacionais implantados, como: o Primeira Infância, Tempo de Aprender, Brasil na Escola, PROERD, Capoeira, Esporte e a Plataforma Educacional que está sendo implantada no município, tudo isso vem  qualificando as ações educacionais.

“Colaborar para que os processos de gestão sejam orientados de forma a contribuir com a aprendizagem dos alunos é a intenção maior. O sentido de toda ação na Secretaria de Educação e nas escolas deve ser a aprendizagem”, disse Ronaldo, ressaltando que os investimentos da gestão municipal na educação, aliado ao envolvimento dos profissionais que atuam na rede de ensino, estão atingindo seu principal objetivo, a melhoria na qualidade do ensino oferecido aos alunos.

“Profissionais atualizados e valorizados atuam de forma decisiva na melhoria do ensino público municipal e a gestão atual tem possibilitado isso ”, concluiu.

O Seminário também acontecerá nos núcleos dos Distritos de Gonçalo e Piabas.