Publicado em: 25/07/2022
Para comemorar o Dia da Agricultura Familiar, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Caém, transferiu nesta segunda-feira (25), o atendimento da pasta para a área da feira livre da sede do município. Emissões de documentos, orientações e outras atividades aconteceram nos toldos instalados no local.
A Sala do Empreendedor e representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural de Miguel Calmon também estiveram presentes. Foram distribuídos livros alusivos à produção rural e brindes para os feirantes e frequentadores da feira.
O Dia da Agricultura Familiar é celebrado em todo o mundo desde 2014. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para mostrar os desafios enfrentados pelos pequenos agricultores para produzir os alimentos.
A agricultura familiar, além de fornecer recursos de subsistência a várias famílias no país, é a responsável por colocar na mesa dos brasileiros 70% dos alimentos consumidos, segundo a FAO.
O secretário de Agricultura de Caém, Rafael Muricy ressalta que a Agricultura Familiar continua se apresentando como uma alternativa viável de atividade econômica, produção e reprodução de saberes, e modo de vida. “Como diz o ditado, “se o campo não planta, a cidade não janta! A importância da Agricultura Familiar não está ligada apenas ao produtor rural ou a produção agropecuária, mas também à preservação de ecossistemas, ambientes produtivos e, principalmente, a preservação do solo, para garantir a manutenção da vida na terra”.
O prefeito de Caém, Arnaldo Oliveira (Arnaldinho) esteve na feira livre homenageando os agricultores pela importante data. Para o gestor, a agricultura familiar é uma das principais responsáveis pela geração de renda do município e garantia da alimentação das famílias. “Os agricultores familiares do nosso município têm uma atenção especial da nossa gestão, com várias ações e atividades ligadas ao setor. Assim como a educação e saúde, a agricultura familiar é tratada nas mesmas proporções, por entender a sua importância. Aos agricultores familiares, nossa gratidão e reconhecimento”, disse Arnaldinho.