Publicado em: 21/11/2022
Educadores do Território Piemonte da Diamantina, que compreende o NTE 16, se reuniram no último dia 17 para apresentar práticas inovadoras adotadas a partir das experiências vivenciadas no Plano de Formação Continuada Territorial.
Promovido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), a quarta edição dos Seminários Territoriais Saberes e Fazeres discutiu o Plano de Formação Continuada Territorial, experiência inédita no Brasil. Os profissionais participantes atuam como coordenadores pedagógicos e gestores escolares dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O plano também é direcionado às equipes técnicas das secretarias municipais e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE).
O seminário, que teve caráter formativo, contou com três mesas temáticas, a primeira delas versando sobre a ação de colaboração como estratégia formativa, seguida do compartilhamento de relatos de transformações práticas e efetivas no desenvolvimento das atividades profissionais, na segunda mesa e, por fim, um terceiro momento trazendo relatos das aprendizagens e conhecimento potencializados pela formação continuada.
Além das apresentações, algumas produções das redes de ensino e comunidades escolares foram representadas em painéis com a exposição de banners, folders e pôsteres, que possibilitou a circulação de outras iniciativas não contempladas nas apresentações formais, potencializando ainda mais o compartilhamento e a troca de saberes.
Os coordenadores pedagógicos Elielton- Fagundes, Gilberto Santos e Deralúcia Queiroz representaram a Secretaria de Educação de Caém, com relatos de experiências do ensino fundamental II e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).