Publicado em: 21/11/2022
Para estimular os homens a cuidarem da própria saúde de forma integral, a Prefeitura de Caém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem promovido atividades em alusão à campanha “Novembro Azul”. A mobilização em prol da saúde masculina ocorre para redução da morbidade e da mortalidade dessa população a partir do enfrentamento dos fatores de risco e com facilitação do acesso aos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No último dia 10, aconteceu na Unidade de Saúde da Família Mãe Menininha (USF), no distrito de Gonçalo, atendimento noturno para o público masculino. O médico Murilo Macedo realizou palestra educativa, no sentido de conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Foram realizados exames físicos, incluindo o toque em cerca de 80 homens.
Concomitantemente aconteceram também atendimentos odontológicos, consultas de enfermagem, testes rápidos e aferição de pressão arterial.
Nesta segunda-feira (21), as atividades acontecem na unidades de saúde Necy Novaes, na sede do município e no dias 24 de novembro será a vez da USF do Emília Andrade e de Piabas serem contempladas.
De acordo com o secretário de Saúde de Caém, Antonio Carlos Oliveira, a campanha ocorre para chamar atenção da importância da população masculina buscar os serviços de saúde antes do adoecimento.
“Temos realizado atividades, com exercícios e orientações sobre a importância de cuidar bem da própria saúde. O objetivo é disseminar a importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida”, explica o secretário.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, excluindo-se o câncer de pele não melanoma. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Se descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura.