Transformada em espaço cultural, a estação ferroviária de Caém está sendo reformada

Publicado em: 30/07/2021

A Prefeitura de Caém, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes estará entregando brevemente o prédio da Estação Ferroviária da cidade totalmente restaurada. O local vai se transformar em Estação da Cultura, com implantação de uma biblioteca, auditório com capacidade para 50 pessoas, o museu do trem e uma cafeteria.

O anúncio da reforma da Estação Ferroviária vem sendo uma das obras mais esperadas pela população de Caém, um desejo antigo que vai se tornar realidade. A sua preservação irá manter viva a história de um dos principais cartões postais do município.

A originalidade do local está sendo mantida, com algumas mudanças apenas em seu entorno, onde será instalada uma nova iluminação e arborização. A construção que outrora era destinada a embarque ou desembarque de passageiros abrigará ainda as salsas das diretorias municipais de Cultura, Turismo e Esportes. O seu auditório será usado também como uma sala de teatro e cine clube. Artistas caenenses serão responsáveis em ilustrar com pinturas as paredes externas da estação.

Para o prefeito Arnaldo Oliveira, a reforma da Estação tem um significado especial para os moradores de Caém, não só por sua arquitetura, mas também pela importância que ela teve para a fundação da cidade. “Estamos ansiosos em poder contar com um novo espaço que estará à disposição da população, principalmente dos apreciadores da arte. Nosso papel é cuidar do nosso povo e dos patrimônios do nosso município, inclusive o cultural”, destacou o prefeito.

O diretor de Cultura de Caém André Luiz Santos tem comemorado também as intervenções; para ele a restauração e o destino que o Executivo Municipal deu a um dos principais símbolos da cidade é motivo para se comemorar pois além do resgate histórico irá ampliar a oferta de espaço cultural no município. “A ´população receberá um grande presente. A conservação do nosso patrimônio histórico e a oferta de mais espaços culturais irá contribuir com a formação cultural, principalmente dos nossos jovens”, comemora o diretor de Cultura.

O prefeito Arnaldo Oliveira fez uma visita técnica na estação